Glutamina e seus benefícios

A glutamina é o aminoácido livre e é mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as celulas imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica.

A glutamina exerce funções muito importantes para o corpo, que são: (a) manutenção do sistema imunológico; (b) equilíbrio do balanço ácido/básico durante estado de acidose; (c) possível reguladora da síntese e da degradação de proteínas; (d) controle do volume celular; (e) desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia; (f) controle entre o catabolismo e anabolismo; (g) no combate à síndrome do overtraining (OTS); (h) precursor de nitrogênio para a síntese de nucleotídeos.

Duas particularidades importantes da glutamina são a sua capacidade de promover uma liberação extra de hormônios e a presença de dois radicais amina em sua cadeia carbônica

Para alguns nutricionistas, a glutamina não é considerada como 'não essencial' devido a sua grande importância tanto para a síntese dos demais aminoácidos quanto para a manutenção da homeostase de vários tecidos durante estados catabólicos. 

 

Benefícios

A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo e traz os seguintes benefícios para o organismo:

Produzir energia no corpo, a partir da utilização de glicose;

Fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções, por ser o principal alimento das células do sistema de defesa do corpo;

Manter a massa muscular, diminuir a queima de músculos no pós treino e acelerar a recuperação de exercícios intensos;

Prevenir diarreias problemas intestinais, por fortalecer as células do intestino.

 

Melhor forma de consumir

Para quem pratica esportes e treinos mais intensos, a glutamina em pó deve ser consumida no pós-treino e também antes de dormir. Ingerir o suplemento com frutas e carboidratos simples é uma boa opção, pois a elevação da glicose sanguínea faz com que o nutriente entre nas células de maneira mais rápida.A quantidade mínima de glutamina que deve ser ingerida por dia é de 10 a 15 gramas sendo que esse valor deve ser dividido para ser tomado 3 vezes durante o dia.

Lembrando que cada marca de glutamina tem seu valor biológico vai variar de acordo com a necessidade do atleta.

Necessário se faz a consulta com seu profissional de confiança.

 

 

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