Substâncias termogênicas e seus efeitos

Os Termogênicos conhecidos como queimadores de gordura, trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Fazem com que o metabolismo fique acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia. Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades que faz todos os dias. Isso é alcançado através da termogêneses que, nada mais é do que, o aumento da temperatura corporal.

 

Benefícios

 

 

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento. Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

 

  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular, de acordo com o desempenho de cada atleta.

 

 

Como tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 30 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso.

 

Termogênico faz mal? Quais os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida. Se tomar sem orientação e descontroladamente, podem fazer mal!

 

Abaixo alguns efeitos colaterais comuns e outros mais raros, mas que podem ocorrer:

 

  • Insônia;
  • falta de concentração;
  • dor de cabeça;
  • agitação; 
  • enjoo;
  • ansiedade;
  • tonturas e vertigens;
  • aumento da pressão arterial;
  • confusão mental;
  • arritmia cardíaca;
  • risco de AVC.

 

 

Existe remédio ou termogênico natural?

 

Sim, existem no mercado outras versões de termogênicos, sem a cafeína na composição e outras substâncias mais agressivas ao organismos. São produtos elaborados a partir de ervas, chás termogênicos, frutos e plantas. Substâncias ainda mais naturais e que também ajudam a secar a gordura sem comprometer sua saúde.

 

As substâncias termogênicas mais utilizadas encontradas em suplementos são cafeína, chá verde e guaraná.

Cafeína:

É uma das substâncias mais consumidas em todo o mundo, presente em alimentos como cacau, folhas, ervas, chás, café, guaraná, bebidas (refrigerantes, energéticos...), suplementos esportivos e dentre outros medicamentos. Não possui valor nutricional e é considerada um recurso que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga, visando à melhora da performance. Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de 3 a 6 horas.

Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo.

- Reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga
-Aumenta o estado de alerta
- Em atividades de endurance, ultraendurance e esportes intermitentes de longa duração (futebol, Jiu Jitsu...) mantém o atleta por mais tempo na prática esportiva
- Não provoca desidratação
- Estimula o sistema nervoso central
- Ação mais eficiente quando ingerida na forma anidra do que em chás e café.

Lembrando que ficamos resistentes ao uso de cafeína, mas não deve ultrapassar a suplementação de 420mg. Não deve ser consumido por indivíduos com histórico de doença cardíaca, hipertensos, pessoas sensíveis ao uso da cafeína, indivíduos com alterações gastrointestinais (síndrome do colon irritável, colite, diarreia, gastrite). O consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína pode provocar sintomas desagradáveis como irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarreia, taquicardias.

Chá verde:

Extraído de folhas frescas da Camellia sinensis. Possui várias ações: antioxidantes, angioprotetoras, antimutagênica, redução na absorção do colesterol da dieta, hepatoprotetor, antimicrobiano e anti-inflamatório. Sua recomendação varia entre 100 a 500mg/dia.

Efeitos adversos: náuseas, alteração gastrointestinal (constipação ou diarreia), nervosismo, insônia e taquicardia.

Contraindicado o uso por gestantes, lactantes, indivíduos com alterações gástricas (gastrite, úlcera), doenças cardiovasculares, doenças renais, ansiedade e insônia.

Guaraná:

O guaraná é rico em estimulantes derivados de xantina (como a teofilina, a cafeína e a teobromina), flavonoides, fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitamina A e vitamina B1. A concentração média de cafeína encontrada em amostras de guaraná em pó situou-se na faixa de 14,18 a 28,79mg de cafeína/grama de pó (média de 20,68mg\g). Normalmente é utilizado 5 gramas de guaraná em pó associado a sucos pré treino.

 

Outros alimentos com ação termogênica:

 

-Pimenta vermelha: é um estimulante devido à presença da substância capsaicina, que dá o sabor ardido. Possui também antioxidante e cardioprotetora. Pode ser adicionada como tempero, molhos, chás, geleias e preparações em geral. Não deve ser consumida por indivíduos com alterações gastrointestinais (diarreia, constipação, gastrite, úlcera, hemorroida...).

-Canela: ação estimulante pode aumentar a temperatura corporal. Pode ser adicionada 2 colheres de café ao dia em preparações, frutas, sucos e chás.

-Gengibre: atua acelerando o metabolismo e também como anti-inflamatória. Utilize 1 colher de chá de gengibre em pó ou rale 2 centímetros e adicione como um tempero ou em chás, sucos, molhos e sopas.

- Chá de hibisco: rico em flavonoides como quercetina e antocianinas, vitaminas C e vitaminas do complexo B. Ação diurética, estimulante, cardioprotetora, elimina toxinas e melhora a digestão.

Outras substâncias também associadas aos termogênicos: ginseng, Citrus Aurantium (casca da laranja amarga), Picolinato de cromo, entre outras. No Brasil várias substâncias são proibidas, entretanto é preciso cuidado na compra de produtos importados que podem conter substâncias como efedrina (Ma Huang) e anfetaminas e ter efeitos colaterais adversos como: alteração do humor, ansiedade, boca seca, tremores, insônia e doenças cardiovasculares (arritmias cardíacas, infarto e AVC).

Só utilize suplementos sob prescrição de nutricionistas e médicos.

 

Contraindicações ao uso excessivo de termogênicos

 

  • Pessoas que estejam passando por algum tipo de enfermidade;
  • Gestantes e crianças;
  • hipo ou hipertireoidismo (alguns termogênicos possuem estimulantes da tireoide);
  • problemas cardíacos;
  • tiveram derrame cerebral;
  • diabéticos;
  • dificuldades para dormir;

 

O melhor sempre é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de tomar qualquer tipo de termogênico.

Através de exames é possível saber se realmente são o melhor caminho para que você possa emagrecer.